Hoje recebi essa pergunta no meu direct do instagram e achei interessante trazer este conteúdo para o blog mais afetivo de fotografia.
Confere o artigo e bom proveito!
No final dele comenta sua dúvida ou o que achou :)
As cores e suas tonalidades, vibrações, contrastes e profundidades transmitem sensações.
Procure observar quais imagens você mais gosta de olhar, aquelas que conversam de forma fluida com suas preferências. Como são as cores, os tons, a vibração e o contraste dessas imagens?
Comece a reunir tudo isso em um banco de referências em uma pasta no seu computador ou celular. Você vai perceber que as imagens selecionadas possuem alguma coisa em comum.
Que coisa em comum é esta que você gosta?
São imagens mais claras ou mais escuras? Mais vibrantes ou menos vibrantes? Mais quentes ou menos quentes? Com mais contraste ou menos contraste? Elas são mais lavadas ou possuem mais presença?
Vá tomando consciência disto e busque cada vez mais se alimentar de referências próximas. Quando você sabe o que gosta, fica cada vez mais fácil também criar sua própria identidade nas cores, pois você vai precisar manter isso consistente.
E para deixar a "edição" (pós-produção) da sua fotografia consistente criando um estilo de edição / pós produção é preciso ter conhecimento de algumas coisas que vou te contar a partir de agora:
Existem diversos estudos que falam sobre a psicologia das cores, algo muito bem utilizado no cinema.
A atmosfera de uma imagem pode ser completamente alterada pelas cores tornando-a mais acolhedora ou mais distante, por exemplo, de acordo com sua escolha tanto na hora de fotografar quanto na hora da pós-produção.
Por isso, sua primeira tarefa é tomar consciência de qual sensação e atmosfera você deseja transmitir com suas imagens.
Feito isso, você precisa pensar em 4 coisas essenciais:
1 - Luz
Uma vez que a luz é altamente responsável por criar a atmosfera de uma cena, fica fácil perceber que ela vai ter grande responsabilidade em trazer uma sensação específica para sua fotografia.
Mas muitas fotógrafas não pensam assim e por isso, acabam frustradas acreditando que a culpa da falta de consistência em suas fotografias é somente da pós-produção.
Saiba que se você costuma utilizar a luz sempre da mesma forma, a tendência é trazer mais consistência para seu trabalho como um todo.
Se você varia muito o horário que vai fotografar com luz natural, por exemplo, pode ser mais desafiador manter seu trabalho consistente e com um estilo bem definido.
Luzes mais duras tendem a trazer cores mais contrastadas e luzes mais suaves tendem a trazer cores menos contrastadas. Por isso, preste atenção aos horários que você tem agendado seus ensaios fotográficos.
Isto vale também se você fotografa em estúdio. Que esquemas de luz você costuma fazer? E quais desses esquemas são a sua cara? Aposte mais neles e conquiste mais consistência e consolidando seu estilo fotográfico.
Agora responda mentalmente! Que sensações cada uma das imagens abaixo trazem para você?
2 - Base
É o preset que você vai utilizar em suas fotos. Ele é literalmente uma base para sua consistência.
O maior erro das fotógrafas é utilizar um preset diferente para cada tipo de trabalho, ou pior, para cada fotografia dentro do mesmo trabalho.
Quando isso acontece você se aproxima muito mais do Multiverso da Loucura e se vai se afastando do que desejamos de fato que é a Consistência de Cores na Fotografia.
E como estamos falando de pós-produção, é meu dever te contar que seu monitor deve estar calibrado, que você deve utilizar sempre que possível o mesmo computador/notebook/monitor para tratamento e que deve fazer o máximo para sempre tratar suas fotos no mesmo ambiente e com mesma iluminação para evitar diferença de cor entre um trabalho e outro.
Voltando aos presets, abaixo coloco o exemplo onde tratei a mesma foto com 2 presets diferentes. Veja como são diferentes, inclusive nas sensações que elas nos remetem.
Para construir um bom preset não é necessário incluir excesso de informação. Você precisa apenas se lembrar destes 3 elementos:
a - Contraste
A diferença (contraste) entre pretos e brancos pode determinar por exemplo se uma imagem traz mais sutileza ou mais presença.
b - Curva de Tons
Ao alterar a curva de tons você pode conseguir efeitos de imagens com pretos mais profundos (fotos com mais presença) ou pretos sem tanta profundidade (fotos mais "macias" com estilo vintage)
c - Vibração
A vibração aumentada dá mais vida e cor à imagem sem necessariamente aumentar a saturação dos laranjas (que faria uma pele ficar estranhamente alaranjada). Já uma vibração reduzida pode trazer uma sensação de uma imagem mais sutil.
Você vai precisar testar para saber que sensação cada uma dessas opções vai te gerar.
3 - Ajustes básicos
Após colocar o preset em sua foto você ainda pode fazer alguns ajustes básicos para se aproximar da sensação que você deseja.
A atmosfera de uma imagem pode ser completamente alterada pelo balanço de branco e temperatura. Esses ajustes podem tornar sua imagem mais acolhedora através dos tons quentes, ou mais distante através dos tons mais frios.
Uma dica de ouro ao fazer ajuste de temperatura é não fazer isso na imagem toda, mas sim de forma localizada através do pincel de ajuste ou do filtro radial no Lightroom.
4 - Prova da consistência
É o processo final de tratamento de um trabalho.
Antes de enviar as fotografias para exportação, é importante fazer um processo que eu chamo de prova da consistência onde você vai abrir seu catálogo do Lightroom no modo Biblioteca, excluir as barras laterais para melhor visualização e então observar as miniaturas de uma forma global.
Desta forma é fácil identificar alguma imagem que destoa daquele conjunto, e então você pode fazer os ajustes necessários apenas nas imagens que estão fora do padrão geral de todo o catálogo.
Gostou dessas dicas?
✓ Envie para uma fotógrafa que gostaria de saber disto!
✓ Assista minhas aulas gratuitas semanais toda quinta às 19h!
✓ E fique de olho na próxima turma do Além do Olhar, o meu curso completo de especialização em fotografia afetiva - Direção Afetiva, Edição, Identidade, Posicionamento, Precificação, Divulgação, Atendimento, Vendas, Finanças e Mentalidade (do zero ao avançado)
Siga-me no instagram!
@aline.lelles e @fotografiaafetiva
Com afeto,
Aline Lelles