Percebendo os desafios e as dificuldades dos fotógrafos que estão iniciando na carreira de fotografia, eu decidi trazer alguns conselhos essenciais para contribuir com nossa comunidade.
São daqueles tipos conselhos que eu gostaria de ter recebido no início da minha caminhada na fotografia há 15 anos. Alguns deles eu recebi de mestres e mentores, mas outros eu precisei descobrir sozinha e de formas às vezes bem dolorosas.
Desejo, portanto, que estes conselhos sejam de grande valia na sua jornada. Depois me conta lá pelo instagram @aline.lelles o que achou! Te espero por lá.
Antes de falar sobre os conselhos, deixa eu me apresentar para você que está chegando aqui agora. Eu me chamo Aline Lelles, sou Fotógrafa Afetiva desde 2006 e Mentora de Fotógrafos desde 2011.
Sou criadora do Atelier Fotografia Afetiva e tive meus trabalhos requisitados pelo Programa Boas Vindas Álbum de Família do Canal GNT e para comerciais de TV aberta em rede nacional.
Também fundei a Escola Humanista de Fotografia cuja missão é guiar fotógrafos a viver da sua fotografia com autoconfiança, autenticidade e autogentileza.
09 conselhos para quem está começando na Fotografia!
01. Conhecimento é poder
Mas colocá-lo em prática é transformá-lo em sabedoria. É isso que vai te gerar maiores faturamentos.
02. Não poste suas fotos para outros fotógrafos
Eles não estão nem aí pra você!
03. Separe parte do seu faturamento para:
Investir em você (reserva de segurança, sonhos, aposentadoria, conhecimento, lazer) + Devolver ao mundo (doação para uma causa justa)
04. Tenha objetivos claros
São eles que lhe darão os motivos reais para agir dia após dia, mesmo quando o desânimo e os desafios vierem ao seu encontro.
05. Tenha um instagram profissional
Mas não vire prisioneiro dele! Existe vida no offline. Ô, se existe!
06. Tenha um site
Se você não está no Google, você não existe. E de mais a mais, deixar seu trabalho apenas em rede social é como construir seu castelo em terreno alugado. Lembra do que aconteceu com o Orkut, né?!
07. Honre sempre seus mestres e mentores.
Provavelmente são eles que irão lhe dar a mão em suas maiores quedas e vão abrir os primeiros caminhos em direção aos seus maiores triunfos.
08. Nunca feche um caminho por onde passar
Você nunca sabe quantas vezes vai precisar passar por ele novamente.
09. Investir em um curso ou comprar um equipamento?
Depende! Se você já tem um equipamento, a resposta é: invista no curso que vai te ajudar a fazer dinheiro com este equipamento através de técnicas de direção e vendas que você ainda não conhece ou nem sabe que não sabe.
Vamos juntos!
Com calma e com alma.
Aline Lelles